quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Emilio


Depois de um ano e meio, o Zimbros está de volta ao Iate Clube de Porto Belo. Em 2007 consegui alcançar o Atol das Rocas depois de um longo trecho que passou pela Bahia, Recife, Rio de Janeiro e Paranaguá. É sempre bom voltar pra casa após tantas milhas no mar.

Mas o melhor da chegada, foi cruzar com o Emilio (na foto, junto a mim), velejador gaúcho de passagem pelo clube a bordo do veleiro Bravo II, um 45 pés. Ele vinha de Angra dos Reis em direção ao Rio Grande do Sul. O cara é muito especial. Tem 60 anos e há mais de trinta, por conta de uma grave enfermidade, perdeu a perna esquerda. Mas isso não o abateu pois aprendeu a velejar e desde então encara qualquer tempo ruim com a cabeça erguida."Não tenho problema nenhum, pois levo uma vida normal", afirma do alto de quem tem a experiência de ter atravessado o Atlântico navegando.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Ilha da Figueira


Certamente esta é a mais bela ilha da costa paranaense. Possui altos paredões de pedras vulcânicas que saltam das águas, frondosas árvores e muitas aves que ali nidificam. No lado norte há uma enorme gruta. Não é possível desembarcar. O abrigo é precário contra ondas e ventos. Fica quase no través da barra de Ararapira no nordeste da Ilha de Superagui e cerca de 4,3 milhas da costa.

Em novembro de 2006, ao lado da Fiqueira, vindo do norte em direção ao Capri, no litoral catarinense, fui pego por uma trovoada com raios de arrepiar. Em instantes o céu caiu sobre nós e a visibilidade ficou menor que nenhuma. O barulho ensurdecedor dos trovões serviu de trilha sonora para nosso medo. Mas passados alguns minutos, que pareceram eternos, o tempo abriu e nada parecia indicar a passagem de uma tormenta tropical.