terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Amigos a bordo


A foto acima foi feita a bordo do Zimbros em abril de 2006, Baia de Guanabara, largada da Regata Volvo Ocean Race. Da direita para a esquerda, Marcio, Bob, Germano, Andreas, Joaquim e eu.

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

O Globo Online

A Rede Globo finalmente descobriu o meu talento. Fui convidado para fazer parte do novo blog do jornal O Globo. Confira: http://oglobo.globo.com/blogs/demaremmar/
O próximo passo será transformar em mini-série o livro "Retratos de Viagem". Só faltam acertar alguns detalhes. Eu quero que o Rodrigo Santoro faça o meu papel. Eles insistem que seja o Pereio. Não percam os próximos capítulos desta emocionante trama.
Ah, se eu conseguir pegar a Luana Piovanni, aviso vocês.

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Depoimento de um navegador

O veleiro Ave Rara, na partida de Recife
O rombo no casco do trimarã

Georg, eu e Alfredo Rovere

Grande Osvaldo, aqui está um breve depoimento da aventura que foi a regata de Fernando de Noronha a Natal a bordo do Ave Rara, um trimarã de 36 pés:

"Largamos as oito da manhã de Fernando de Noronha no rumo 256° em direção a Natal. Éramos quatro a bordo: Gustavo Peixoto, o comandante, Alfredo Rovere, o mentor da nossa picanha lá na Praia do Cachorro, eu Gustavo, mestre em farofa de ovo e o cinegrafista Ernesto Teodosio. Ventava forte, um través fechado e o mar estava ondulado, com ondas de 3,5 a 4,0 metros de altura. Na saida fizemos uma média acima dos 13 nós de velocidade. No decorrer do dia o vento aumentou e também nosso desempenho. No inicio da noite, com vento terrível, trocamos a genoa e risamos a vela grande na primeira forra. Mesmo assim alcançamos a velocidade incrível de 18 nós. Isso mesmo meu camarada, 18 nós! Estávamos a 60 milhas de Natal quando, em uma orçada mais forte, nossa bolina soltou-se da caixa, fez uma alavanca e arrancou uma pedaço do costado central do trimarã. Era um rombo respeitável com um metro de largura. Imediatamente a cabine encheu-se com água a uma altura de um metro. É sem duvida a visão mais agonizante que se pode ter de dentro de um veleiro. Na mesma hora começamos os procedimentos de abanadono da embarcação, caso naufragasse. Quando estava tudo pronto para descer o inflavel, resolvemos tomar algumas medidas para amenizar a encrenca. Ao ver o tamanho do estrago, o comandante teve a ideia de usar as velas para calafetar o buraco. A primeira a ser colocada dentro do furo foi um fracasso, contudo as outras duas entraram amarradas, o que foi um sucesso. Dominamos o problema, a partir de então a água que entrava era a mesma que conseguíamos tirar com o balde. Não podiamos usar a bomba de porão, pois precisávamos poupar a bateria para funcionamento do rádio de comunicação. Em resumo, uma viagem em que faltavam apenas três horas pra terminar, durou mais de dez. Mesmo assim chegamos a salvo e ainda conseguimos a fita azul e o primeiro lugar na classe! Quem quiser que acredite, mas foi minha primeira experiência apavorante na vela, embora muito didatica".

Georg de Andrade Lima Anderson

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Eclipse lunar na Ilha das Peças



Final de semana magnífico na Baia de Paranaguá. No sábado dia 16 de agosto fui testemunha de um espetáculo insólito: o eclipse parcial da Lua. Em um final de tarde maravilhoso, naveguei até a Ilha das Peças e preparei-me para uma noite iluminada, pois aquele seria o primeiro dia de Lua cheia. Não demorou e ela apareceu logo após o pôr-do-sol. Como apareceu metade iluminada, cheguei a duvidar da minha lucidez, pois tinha certeza que estávamos na Lua cheia. A principio pensei que o nosso satélite natural estivesse encoberto por nuvens. Com o binóculo constatei que não. Ou é um eclipse ou a qualidade do meu rum está ótima, pensei. A medida que fenômeno avançava assisti impassível à sombra da terra projetada sobre a superfície da lua. Quem perdeu só poderá ver outro eclipse da Lua em agosto de 2009. As inscrições estão abertas para quem quiser assisti-lo a bordo do Zimbros.

sexta-feira, 27 de junho de 2008

Regata em Paranaguá











A Baia de Paranaguá é um dos mais belos lugares do litoral brasileiro. No sábado, dia 21 de junho, aconteceu nas suas águas abrigadas mais uma edição da já tradicional Regata Junina. Vejam as fotos e confirmem meus elogios.




terça-feira, 10 de junho de 2008

Encontro com a tripulação do veleiro Ana

No sábado dia 7 de junho, no Iate Clube de Paranaguá, encontrei a tripulação do veleiro uruguaio Ana. Os velejadores faziam parte do Crucero de la Amistad, que saiu de Buenos Aires com destino ao Rio de Janeiro. Contudo, o que era para ser um passeio, quase transformou-se em tragédia. Alguns participantes do evento, ao deixarem o porto de Rio Grande, foram pegos por ventos muito duros na costa gaúcha e o veleiro Ilikai, de bandeira argentina, foi abandonado pelos seus tripulantes. Os uruguaios Marco, Alfredo, Nicolas e Matias (na foto a bordo do Zimbros) relataram as dificuldades pelas quais passaram até arribarem para a segurança do porto do Imbituba tendo a reboque o veleiro Brava. Segundo os marinheiros, eles foram surpreendidos por ventos de até 40 nós e ondas de mais de 5 metros. Eu os alertei que quando Deus criou a costa do Rio Grande do Sul, procurou deixá-la a mais inóspita possível, para afugentar os argentinos. Assim mesmo eles insistem em vir. Veja mais sobre o acidente em http://www.popa.com.br/_2008/cronicas/ilikai.htm

terça-feira, 3 de junho de 2008

Flavia

Como não só de navegação sobrevive este site, comunico a todos os 15 anos da minha filha Flavia, completados no dia 1º de junho último. Ela não é linda? Os olhos são da mãe, mas a beleza é do pai.

terça-feira, 20 de maio de 2008

Veleiro

Veleiro

Mar afora, mar adentro
lá vai singrando um veleiro
quem dera ser passageiro
pra correr nas mãos do vento.

Mar adentro, mar afora
como navega ligeiro
cruzando este golfo inteiro
nas cores vivas da aurora..

Onde vais assim tão cedo
rumo à ilha do Arvoredo
levando meu coração...?

Vou navegando contigo
meus olhos te seguem, amigo
perdidos na imensidão.

Manoel de Andrade, Baia de Zimbros, jan. 07

terça-feira, 6 de maio de 2008

Encontro anual da ABVC


Tive a honra de participar como convidado especial do VI Encontro Nacional da ABVC, realizado entre 1 e 4 de maio na Marina Bracuhy em Angra dos Reis. Embora o tempo estivesse nublado, com muita chuva, o evento foi excepcionalmente caloroso. Destaque especial para o incansável esforço dos membros da ABVC.